A região íntima da mulher tem um PH mais ácido, entre 4.0 e 4.5, que o do resto do corpo (5.5). Essa acidez é necessária para manter os microorganismos e lactobacílos que vivem nessa região e que têm como função protege-la de possíveis infecções. Todas as garotas tem essa proteção íntima natural, porém alguns fatores podem desequilibrar o PH da região e assim facilitar o surgimento de infecções, corrimentos e coceira.
A higiene dessa região tão delicada precisa ser feita com cuidado. Sabonetes comuns têm o PH básico, entre 9 e 10 e por isso não são adequados para higiene íntima. No entanto, a maioria das garotas não conhece essa diferença e costuma usar na região íntima o mesmo sabonete que utiliza em outras partes do corpo.
O ideal é que toda menina faça sua higiene íntima utilizando um produto especialmente desenvolvido para essa finalidade, ou mesmo um sabonete neutro ou glicerinado.
Os sabonetes íntimos são desenvolvidos com ingredientes naturais para serem utilizados diariamente e limpar de maneira suave a delicada área íntima das mulheres.
Além do uso de sabonetes apropriados, para uma boa higiene íntima é preciso lavar muito bem a vulva durante o banho, fazendo uma limpeza com os dedos entre os grandes e pequenos lábios. Todas as vezes que a garota urinar ou evacuar, o mais indicado é fazer a limpeza usando uma duchinha e depois secar suavimente o local com toalha ou papel higienico sem odor. Se não for possível utilizar esse recurso, deve-se usar lenços umidecidos sem perfume ou mesmo o papel higienico, sempre de frente pra trás! Não é indicado o uso das duchas vaginais, utilizadas para limpar o interior da vagina, pois destroem a flora vaginal natural.

